sexta-feira, 29 de agosto de 2008
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
SE MEU FUSCA FALASSE...
O Herbie foi um marco no cinema da Disney onde um simpatico fusquinha tem vida própria.
Segue abaixo a ‘filmografia’ do fusquinha:
The Love bug (1969)
Se meu Fusca Falasse
Herbie rides again (1964)
As novas aventuras do Fusca
SINOPSE: Estrelando HELEN HAYES (vencedora do Oscar® de Melhor Atriz Coadjuvante em Aeroporto, 1970), STEPHANIE POWERS (Casal 20), KEN BERRY e HERBIE, o fusca mais amado e engraçado do cinema. Desta vez, Herbie ajuda uma simpática velhinha a se livrar de um milionário que quer, a todo o custo, construir em seu terreno o prédio mais alto do mundo. A cidade de São Francisco vai ficar de pernas para o ar com as confusões de Herbie. Aperte o cinto, porque você vai morrer de tanto rir.
Herbie Goes to MonteCarlo (1977)
Um fusca em Monte Carlo
SINOPSE: Herbie, o "Fusca" mais simpático do planeta, entra numa corrida internacional: Paris - Monte Carlo. Nesta aventura, o Volkswagen acaba se apaixonando por uma Lancia azul clara, lustrosa e totalmente ...esportiva.
De olho em Herbie também está uma quadrilha de ladrões que escondeu uma jóia preciosa no tanque de gasolina. A partir daí, muita perseguição e muita confusão pelo interior da França.
Herbie Goes Bananas (1980)
A ultima cruzada do fusca
Vai de um luxuoso transatlântico, dá um olé num touro, até lutar com um avião. Você vai se divertir com as loucuras deste fusca.
Herbie: fully loaded (2005)
Meu fusca turbinado
SINOPSE: Maggie Payton (Lindsay Lohan) é uma jovem que faz parte de uma família de pilotos na Nascar e que adora competir, mas foi proibida de correr por Ray (Michael Keaton), seu pai superprotetor. Por causa desta proibição, Maggie está prestes a iniciar uma carreira no canal ESPN. Querendo presentear a filha com um carro devido a sua formatura, Ray a leva a um ferro-velho para que ela escolha seu presente. Maggie inicialmente está em busca de um carro esportivo, mas um desgastado e enferrujado fusca da década de 60 chama sua atenção. Maggie o escolhe e, para sua surpresa, logo descobre que ele não é um carro comum. Com a ajuda de seus novos amigos Herbie logo fica mais rápido do que nunca, fazendo com que Maggie decida inscrevê-lo para competir na Nascar.
Na Tv dos Eua foi feito um seriado em 5 episodios e mais um filme Herbie the matchmaker (1982)
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
As modificações
A versatilidade da mecânica do Fusca garantiu o mercado de modificações, seja as "oficiais" (vide o Poche 356), seja as caseiras (Baja, gaiolas, triciclos). Na verdade, o Fusca já foi transformado em quase tudo, desde aviões (modelos experimentais), motos (a Amazonas 1600 do Brasil), barcos (pequenos barcos de madeira com um motor boxer adaptado, ou mesmo o carro inteiro impermeabilizado), e até mesmo bombas d'água ou geradores.
Na verdade, tal versatilidade é uma conseqüência das aspirações militares do projeto original do Prof. Porsche - a plataforma do Fusca, projetada para ser facilmente modificada em Kübelwagens e Schwimmwagens continuou perfeita em tempos de paz para gerar Bajas e Gaiolas sem muito custo.
Não raro, tais carros superam até mesmo veículos off-roads "genuínos" em certos terrenos, devido a tração traseira e ao baixo peso, aliado a confiabilidade do motor Volkswagen (algo que se pode notar também nos Fuscas, Kombis e Brasilias).
Dada a popularidade do Fusca, o fim de sua produção não significará o fim da disponibilidade de carros para modificar tão cedo. Embora não tão populares quanto a alguns anos, as transformações ainda ocorrem, e com o inevitável envelhecimento da frota disponível, parece a única solução para muitos carros quase sucateados.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
DICAS PARA COMPRAR UM FUSCA
Gosta de carro antigo mas não quer gastar muito? Nesse caso um Fusca bem conservado pode ser uma boa escolha se você pretende entrar para o clube dos antigomobilistas. Mas antes de fechar negócio é bom seguir algumas dicas de especialistas que podem garantir uma boa compra.
Flávio Toom, gerente de Marketing e Negócios da Jardineira Veículos, loja da Capital especializada em antigos, diz que o estado de conservação é um dos pontos mais importantes. ''É bom verificar assoalho, pé de coluna e caixa de estepe, pontos onde é comum o aparecimento de ferrugem.''
''Quanto mais original e antigo, mais valor o carro terá'', afirma. ''Detalhes como pneus com faixa branca e indicador de direção lateral (conhecido como ''bananinha'') aumentam o preço.''
Quanto custa
De acordo com o especialista, um Fusca dos anos 50 (até 1959 eram todos alemães), original e em perfeito estado, vale cerca de R$ 30 mil. No caso de modelos dos anos 60, os preços podem variar de R$ 8 mil a R$ 15 mil. Se a escolha for por uma unidade feita nos anos 70, paga-se em torno de R$ 10 mil, caso, por exemplo, de um 1500 feito em 1971. Bem valorizados, os Fuscas fabricados de 1993 a 1996, conhecidos como ''Itamar'', valem cerca de R$ 15 mil, exceto a Série Ouro, cujas últimas 1.500 unidades chegam a custar R$ 20 mil. Modelos de 1980 a 1984, em bom estado, vão de R$ 5 mil a R$ 8 mil.
O vice-presidente do Fusca Clube do Brasil, Francisco Anunciato, também dá algumas dicas valiosas. ''Até 1954, as janelas traseiras eram bipartidas. Em 1967 o carro ganhou motor 1.300 e, no ano seguinte, sistema elétrico de 12 Volts, itens que fazem diferença na hora da compra'', afirma.
Placa preta
Outro ponto importante, conforme Annunciato, é quanto à placa preta, que, segundo ele, pode valorizar o veículo em torno de 10%. ''Carros com placa preta são filiados a um clube, passaram por vistoria, têm nota fiscal e grau de originalidade acima de 80%'', explica. Segundo ele, o processo para obtenção das placas de coleção custa em torno de R$ 300.
Mas o diretor técnico do clube, Aluízio Proença de Lemos, alerta para o risco de se adquirir um carro com placas pretas falsas. ''Por isso é importante exigir o certificado de originalidade'', ensina.
De acordo com Lemos, outra recomendação é checar se no campo Espécie/Tipo do certificado de propriedade consta a expressão COL/AUTOMÓVEL (de colecionador) e não PAS/AUTOMÓVEL. ''O pára-brisa deve ter um pequeno adesivo com a inscrição ''Vistoriado'' e com o nome do clube ao qual o carro está associado.''
FONTE: http://www.zap.com.br/carros/dicas-materias-veiculos/antes-de-comprar/default.aspx?mat=2141
Dicas Técnicas para seu Fusca
2º-Evite passar produtos derivados de petróleo em borrachas e pneus, pois eles ressecaram.
3º-Ao lavar o carro evite ao máximo jatos D'água, lave com um pano úmido e depois passe um seco, pois o grande problema é o cloro que esta na água.
4º-Nunca deixe seu farolete ligado ao sair ou parar o carro, você pode queimar o relê ou ficar a pé.
5º-Se ao ligar o seu Fusca sair uma fumacinha azulada, mas somente ao ligar, não se preocupe isto é normal, mas se depois de ligar continuar esta fumaça, cuidado, vá em uma oficina de sua confiança.
6º-Ao limpar o vidro use uma mistura de 50% álcool e 50%vinagre, desengordura e não acumula água.
7º-Cuide sempre do seu Fusca como um amigo, pois ele não é simplesmente um carro, é mais do que um amigo.
Curiosidades
Você Sabia?
O fusca, diferentemente dos outros carros, tem a carroceria aparafusada e não soldada, o que facilita os reparos
Foi o holândes Bem Pon o responsável pela exportação dos primeiros fuscas ao mercado norte-americano. Logo depois, ele desistiu devido ao grande ceticismo demonstrado pelo público americano. Anos mais tarde o fusca era uma coqueluche nos Estados Unidos. As vendas deslancharam a partir de 1955 e até 1965 2 milhões de unidades já haviam sido vendidas, além de uma lista de espera de 9 meses pelo carro.
O fusca era muito ridicularizado no início de suas importações para os Estados Unidos e sofria várias brincadeiras freqüentes como a que consistia em abrir o capô e perguntar pelo motor. Depois, ir até a parte de trás e falar: "colocaram o motor na mala"
O fusca é o carro mais vendido em todos os tempos, com mais de 21 milhões de carros vendidos
Já foram produzidos mais de 21 milhões de Fuscas no mundo desde 1938
O Encontro Nacional do Fusca de 1995 está registrado na edição nacional do Guinness Book (o "Livro dos Recordes") com a marca de 2.728 carros reunidos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo
Bananinha é o apelido que foi dado ao componente eletromecânico que existia nas colunas dos Fuscas fabricados até 1959, em lugar da tradicional "luz de seta" das lanternas
No Brasil, foram fabricados mais de 3,3 milhões de Fuscas entre 1959 e 1996
Fonte: IBGE
terça-feira, 12 de agosto de 2008
A despedida do Fusca
Itamar Franco:
ULTIMA UNIDADE PRODUZIDA NO MUNDO
Última unidade do Beetle, em Puebla (México):
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Linha Cronológica do Fusca
1937 - A associação entre Porsche, Daimler-Benz e Reuter & Co. produz mais de 30 protótipos, batizados de VW-30, e realiza 2,4 milhões de Km de testes. O governo alemão, já sob o comando de Adolf Hitler, cria uma empresa estatal e viabiliza a fabricação do carro. O capital inicial, de 50 milhões de marcos, veio da Kdf (iniciais em alemão de Força da Alegria), um dos departamentos da Frente Trabalhista Alemã, o sindicato oficial. O nome original do veículo, Kdf-Wagen, não pegou Porsche viaja para os Estados unidos para visitar as linhas de montagem de Detroit e se encontrar com Henry Ford.
1938 - Começam a ser contruídas em Fallersleben, na baixa Saxônica (região entre o rio Reno e o mar Báltico), a fábrica para a produção do carro e uma cidade para 90 mil habitantes, destinada aos futuros operários e suas famílias. Depois, a cidade recebeu o nome de Wolfsburg. Parte do dinheiro destinado às obras provinha de alemães que, mesmo sem saber a data da entrega, queriam um Kdf-Wagen.
1939 - Com o início da II Guerra Mundial, os Kdf-Wagen não chegam a ser fabricados e a nova fábrica estréia produzindo veiculos militares, com destaque para o Kubelwagen (tipo de camburão, que teve 55 mil unidades produzidas) e para os Schwimmwagen (carro anfíbio, com 15 mil unidades).
1946 - Começa a reconstrução da fábrica e a produção é limitada.
1947 - Ingleses, Soviéticos e Norte-americanos não se interessam pela fábrica
1948 - Heinrich Nordhoff assume a presidência da fábrica e eleva a produção para 19.214 unidades/ano.
1979 - O Fusca ganha motor movido a álcool e as lanternas traseiras crescem, sendo apelidadas de "Fafá".