quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DICAS PARA COMPRAR UM FUSCA

Gosta de carro antigo mas não quer gastar muito? Nesse caso um Fusca bem conservado pode ser uma boa escolha se você pretende entrar para o clube dos antigomobilistas. Mas antes de fechar negócio é bom seguir algumas dicas de especialistas que podem garantir uma boa compra.

Divulgação Pé de coluna: é um dos pontos que devem ser observados com atenção. Segundo profissionais do mercado, há grande chance de haver focos de ferrugem neste local

Flávio Toom, gerente de Marketing e Negócios da Jardineira Veículos, loja da Capital especializada em antigos, diz que o estado de conservação é um dos pontos mais importantes. ''É bom verificar assoalho, pé de coluna e caixa de estepe, pontos onde é comum o aparecimento de ferrugem.''

DivulgaçãoMarcação do chassi: requer verificação criteriosa e deve ser confrontada com o documento. Caso tenha indícios de adulteração, evidencia que o carro pode ter sido roubado


Ele também explica que é recomendável confrontar a marcação do número do chassi com a documentação para evitar comprar um carro roubado. Outro detalhe importante, e que está diretamente ligada à valorização do veículo, é seu grau de originalidade.
DivulgaçãoCaixa do estepe: além de procurar por pontos de ferrugem, cuidado com marcas grosseiras de solda, sinais que podem indicar que o carro foi batido, comprometendo a compra

''Quanto mais original e antigo, mais valor o carro terá'', afirma. ''Detalhes como pneus com faixa branca e indicador de direção lateral (conhecido como ''bananinha'') aumentam o preço.''

Quanto custa

De acordo com o especialista, um Fusca dos anos 50 (até 1959 eram todos alemães), original e em perfeito estado, vale cerca de R$ 30 mil. No caso de modelos dos anos 60, os preços podem variar de R$ 8 mil a R$ 15 mil. Se a escolha for por uma unidade feita nos anos 70, paga-se em torno de R$ 10 mil, caso, por exemplo, de um 1500 feito em 1971. Bem valorizados, os Fuscas fabricados de 1993 a 1996, conhecidos como ''Itamar'', valem cerca de R$ 15 mil, exceto a Série Ouro, cujas últimas 1.500 unidades chegam a custar R$ 20 mil. Modelos de 1980 a 1984, em bom estado, vão de R$ 5 mil a R$ 8 mil.

O vice-presidente do Fusca Clube do Brasil, Francisco Anunciato, também dá algumas dicas valiosas. ''Até 1954, as janelas traseiras eram bipartidas. Em 1967 o carro ganhou motor 1.300 e, no ano seguinte, sistema elétrico de 12 Volts, itens que fazem diferença na hora da compra'', afirma.

Placa preta

Outro ponto importante, conforme Annunciato, é quanto à placa preta, que, segundo ele, pode valorizar o veículo em torno de 10%. ''Carros com placa preta são filiados a um clube, passaram por vistoria, têm nota fiscal e grau de originalidade acima de 80%'', explica. Segundo ele, o processo para obtenção das placas de coleção custa em torno de R$ 300.

Mas o diretor técnico do clube, Aluízio Proença de Lemos, alerta para o risco de se adquirir um carro com placas pretas falsas. ''Por isso é importante exigir o certificado de originalidade'', ensina.

De acordo com Lemos, outra recomendação é checar se no campo Espécie/Tipo do certificado de propriedade consta a expressão COL/AUTOMÓVEL (de colecionador) e não PAS/AUTOMÓVEL. ''O pára-brisa deve ter um pequeno adesivo com a inscrição ''Vistoriado'' e com o nome do clube ao qual o carro está associado.''

FONTE: http://www.zap.com.br/carros/dicas-materias-veiculos/antes-de-comprar/default.aspx?mat=2141

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